Idioma / Language

Tecnologia do Transporte

Entre os projetos estratégicos do PPI está a implantação e consolidação de novas tecnologias aplicadas ao transporte coletivo de São José dos Campos.

O edital de licitação para a concorrência pública internacional para a operação do novo modelo de transporte público do município foi publicado no último dia 6 de abril.

A construção do novo modelo de transporte público foi iniciada ainda no fim de 2018. Na sequência, em janeiro de 2019, a Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), firmaram um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade.

A partir daí, a Prefeitura realizou uma série de audiências públicas, oficinas e reuniões para que a população participasse da criação e construção do novo modelo. Um hotsite exclusivo sobre o assunto também foi criado e a população pôde responder a uma enquete e obter informações sobre o projeto, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

Foi com a ajuda dos moradores, inclusive, que foram definidas as premissas do novo modelo: mais conforto e frequência e menor tarifa.

Diferente do contrato atual, vencido pela empresa que apresentou a maior outorga ao município, a futura concessão terá como vencedora a empresa/consórcio que apresentar a menor tarifa técnica.

O futuro modelo de concessão é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.

Visualizar pdf

Legislação »

Outros Projetos

Linha Verde / Novo Transporte Público
Concessão do aeroporto Prof. Urbano Stumpf
Arena Poliesportiva
Estádio Martins Pereira
Parque Municipal Roberto Burle Marx
Usina para geração de energia renovável
Estacionamentos Subterrâneos
Centro de Convenções