HOME > PROJETOS > Linha Verde / Novo Transporte Público

Linha Verde / Novo Transporte Público

A Linha Verde é um projeto pioneiro no Brasil, inspirado nos modelos mais avançados do mundo, que agrega modernidade, conforto, agilidade e sustentabilidade ao Transporte Rápido de Massa.

O plano prevê a criação de um corredor sustentável para interligar as regiões sul e leste, bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo. Ao longo do trajeto serão 11 estações.

Serão utilizados para o transporte modernos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) articulados, que terão propulsão 100% elétrica, com zero emissão de gases nocivos, mais econômicos, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho.

O primeiro VLP de um total de 12 unidades já está na cidade e foi apresentado à população. A previsão é que o primeiro eixo da Linha Verde seja concluído em dezembro de 2021.

O projeto utilizará até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação foi realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O eixo sustentável terá ciclovia em toda sua extensão e vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, aquecendo a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos.

Visualizar pdf

Legislação »

Outros Projetos

Concessão do aeroporto Prof. Urbano Stumpf
Arena Poliesportiva
Estádio Martins Pereira
Parque Municipal Roberto Burle Marx
Usina para geração de energia renovável
Tecnologia do Transporte
Estacionamentos Subterrâneos
Centro de Convenções