O Parque da Cidade Roberto Burle Marx é a maior área verde localizada na região urbana de São José dos Campos, com quase 1 milhão de metros quadrados.
Tombado como Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural, o Parque fez parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.
Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna brasileira e são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de SP).
Nesse vasto perímetro estão abrigadas uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.
Por isso, um dos principais atrativos do parque é o contato com a natureza. Ele proporciona ao usuário agradáveis passeios em caminhos cercados por densa vegetação constituída de espécies nativas e exóticas e habitada por uma rica fauna silvestre.
O Parque é também um local privilegiado para a prática de exercícios físicos, recreação, atividades culturais e educação ambiental.
Com amplo espaço, o Parque da Cidade também já recebeu diversos shows musicais com público de mais de 10 mil espectadores.
A concessão à iniciativa privada vai otimizar serviços de manutenção e possibilitar o uso multidisciplinar da área.