Estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo considerou que São José dos Campos possui dois dos três APLs (Arranjos Produtivos Locais) mais desenvolvidos do Estado.
O levantamento classificou todos os 60 arranjos produtivos locais paulistas conforme seus níveis de maturidade. Segundo a relação, somente três APLs são considerados maduros no Estado: o Cluster Aeroespacial Brasileiro e o APL TIC Vale, ambos geridos pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, e também o APL de TIC de Marília.
Arranjos produtivos são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo local, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
A classificação considera APL maduro aquele que já “ultrapassou o nível de parcerias entre empresas do arranjo, e participa agora de redes setoriais e/ou relação interclusters.
Em termos de comercialização, este arranjo já conta com apoio de entidades para promoção comercial e exportação e comercializa seus serviços e/ou produtos internacionalmente”, diz a nota técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O estudo é usado para enquadrar os clusters em ações específicas para os níveis de maturidade e direcionar políticas públicas adequadas dentro do Programa de Fomento aos APLs Paulista.